top of page
O Que Abordaremos?

     

     Será abordada a anatomia veterinária com enfoque nos sistemas orgânicos que compõem o corpo das diferentes espécies animais e suas particularidades.

  Os Sistemas Digestório; Cardiovascular; Respiratório; Genital Masculino e Feminino serão discutidos detalhadamente ao logo de posts periódicos.

Como Abordaremos?

 

    Os conteúdos serão apresentados de maneira interativa e de forma a possibilitar maior troca de conhecimento entre estudantes. Isto, por meio de variados recursos de mídia como imagens, vídeos, animações, textos acadêmicos e científicos baseados na literatura veterinária, transcritos em linguagem simplificada.  

 

Sistema Digestório Animal

 

    Formado pelo trato digestório e os órgãos anexos, destina-se a transformação de alimentos complexos em moléculas simples para absorção no organismo e eliminação de resíduos alimentares não absorvidos.

    O trato digestório ou canal alimentar é um tubo que se estende da cavidade oral ao ânus. Constituído de boca; faringe; esôfago; estômago; intestino delgado; intestino grosso e ânus.

    Os órgãos anexos pertencentes ao Sistema Digestório são  dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula e o pâncreas.

    No decorrer desta postagem cada estrutura será detalhada anatomicamente considerando as diferenças entre as principais espécies domésticas.

 

Sistema Urinário

     O sistema urinário é responsável por retirar do organismo, através da urina, as substâncias em excesso e os produtos residuais do metabolismo, contribuindo para a manutenção da homeostase.

     É constituido por:

     2 Rins - Orgãos que secretam a urina;

     2 Ureteres - Tubos que conduzem a urina;

     1 Bexiga - Saco piriforme que armazena a urina;

     1 Uretra - Canal de saída da bexiga (Atravessa pênis e vagina).

     A urina que é produzida nos rins, passa pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada e lançada ao exterior por meio da uretra.

    Encontra-se descrita ao longo da postagem a particularização anatômica de cada um dos orgãos e estruturas que constituem este sistema.

Sistema Reprodutor Masculino 

         O sistema reprodutos masculino é incomun pois não visa a sobrevivência do animal e sim a perpetuação da espécie. Apesar de interagir com os sistemas restantes, não é essencial à vida. Sua função consiste em produzir homônios sexuais, produzir espermatozóides e liberar gametas no sistema reprodutor feminino. Constituido por 2 Testículos, 2 Epidídimos, 2 Ductos Deferentes, 3 Glandulas Acessórias, 1 Pênis e 1 Prepúcio.

   Sistema Respiratório

       O sistema respiratório possui função de realizar as trocas gasosas entre o ambiente interno de um organismo com seu meio externo, é muito importante para a liberação de dióxido de carbono do organismo retendo então o oxigênio necessário para o etabolismo celular. Tem função de olfação em várias espécies, e produção de sons com utilização de pregas vocais que vibram com a passagem do ar.

Sistema Reprodutor Feminino 

      O Sistema Reprodutor Feminino, junto ao Sistema Reprodutor Masculino, é o sistema responsável pela reprodução das espécies. Cumpre diversos papéis importantes: produção de gametas femininos, fornecimento de local apropriado para a ocorrência da fecundação, permição da implantação de embrião dando a ele condições para seu desenvolvimento e execução de atividade motora suficiente para expelir o novo ser quando ele completa sua formação.

     É formado por dois ovários (gônadas) que produzem os óvulos, duas tubas uterinas, que conduzem e protegem os óvulos do óvario ao útero, o útero, onde o embrião irá se desenvolver,  a vagina (orgão copulador) e os órgãos que constituem a genitália externa.

       

Sistema Circulatório

     O sistema circulatório é constituído pelo coração, artérias, artériolas, capilares (arteriais e venosos), vênulas, veias que juntos possuem função de transportar o sangue bombeado pelo coração (rico em O2) para órgãos e tecidos e transportar sangue com elevado teor de CO2 dos órgãos e tecidos para o coração (grande circulação), para que posteriormente ocorra a oxigenação nos pulmões (pequena circulação).

Universidade Federal do Pará  Campus Castanhal 

 

© 2016 por estudantes de Medicina Veterinária. 

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
bottom of page