Estudantes de Medicina Veterinária - UFPA
Anatomia Animal
Rins
Principais órgãos que compõem o sistema excretor e osmorregulador, responsáveis por filtrarem dejetos presentes no sangue e excretá-los juntamente com água.
-Localização:
Na parede dorsal do abdomen (parede lombar), próximos às últimas costelas, ambos ao lado da espinha sendo o rim esquerdo mais caudal e bastante móvel e o rim direito mais cranial e pouco móvel devido sua localização próxima ao fígado.
-Relações:
Caudal: Fígado, Pâncreas, Supra Renal;
Lateral: Duodeno e Cólon;
Estômago, Artéria aorta e Veia cava caudal;
Cranial: Cólon, Intestino Delgado.
-Modificações na posição:
Movimentos respiratórios - com a contração do diafragma, os rins se deslocam no sentido cranial-caudal;
Preenchimento ruminal - o rim esquerdo desloca-se lateralmentente.
-Forma:
Feijão - Pequenos ruminantes, suínos, carnívoros e equinos;
Coração - Equino;
Alongado - Bovinos (lobulados/12 lobos renais).
Arquetetura Renal:
Componentes Externos:
Cápsula Fibrosa: mais interna, cobre a superfície do rim.
Cápsula Adposa: massa de gordura perirrenal que envolve a cápsula fibrosa.
Hilo: onde a artéria renal entra, e a veia e a pelve renal deixam o seio renal.
Componentes internos:
O rim é formado por um córtex (mais externo) e pela medula (mais interna), o que reflete a posição e a disposição dos néfrons. Cada néfron (unidade morfofuncional o rim) consiste do corpúsculo renal (glomérulo renal e cápsula de Bowman), do túbulo contorcido proximal, da alça de Henle e do túbulo contorcido distal. Os túbulos contorcidos distais se unem, para formar ductos coletores, que drenam a urina para a pelve renal e para o ureter passando antes pelas papilas renais e cálices renais. Todos os glomérulos ficam no córtex; os néfrons corticais tem alças de Henle curtas, que apenas mergulham na medula, enquanto os néfrons justamedulares tem longas alças de Henle, que mergulham profundamente, na medula.
São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga.
-Localização:
Inicial na pelve renal (seio renal em bovinos). Ventral ao hilo e curva-se caudal e medial até a bexiga. Apresentam uma parte abdominal e outra pélvica. Penetram a bexiga em ângulo obliquo.
Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.
-Costituição:
3 camadas: Fibrosa (Externa)
Muscular (Média) "Contrações Peristálticas"
Epitelial (Interna)
Órgão muscular elástico, uma espécie de bolsa ovoide e piriforme, que está situada na parte inferior do abdomen com a função de acumular a urina que chega dos ureteres.
Sua forma, tamanho e posição variam qunto ao conteudo. Quando está vazia, a bexiga encontra-se contraída, densa, piriforme, do tamanho de um punho e localizada na cavidade pélvica. Quando está cheia, encontra-se ovóide, com a parede fina e localizada na cavidade abdominal.
-É dividida em:
Saco muscular - Parte cranial/Pélvica e abdominal;
Colo - Parte caudal, une-se a uretra/sempre pélvica. Possui esfincteres circulares (controle voluntário).
-Relação com o corpo:
Macho - Reto, ductos deferentes, vesículas seminais, próstata e prega genital.
Fêmea - Corpo do útero, cérvice e vagina.
Continuação do colo da bexiga, é um tubo muscular, que conduz a urina da bexiga para fora do corpo.
A uretra feminina: faz parte do sistema urogenital, é reta, curta e com capacidade de sistenção. Abre-se entre a vagina e o vestíbulo (óstio uretral externo) e transporta somente a urina.
A uretra masculina: faz parte do sistema genitorinário, é curva e longa, possuindo uma porção pélvica e outra peniana. Abre-se na glande do pênis e transporta a urina para fora do corpo, e também produto dos orgãos genitais (conìculo seminal).
Feminina
Masculina







Ureteres



Bexiga



Uretra


Formação da Urina
Video-Youtube-Formação da Urina
Como forma de acrescimo ao conhecimento de antomia do sistema urinário animal, o video traz informações a cerca da formação fisiologica da urina pelo sistema urinário e excretor.