Estudantes de Medicina Veterinária - UFPA
Anatomia Animal
Sistema cardiovascular
O sistema circulatório é constituído pelo coração, artérias, arteríolas, capilares arteriosos, capilares venosos, vênulas, veias que irão transportar sangue rico em O2 para órgãos e tecidos através de artérias, arteríolas e capilares arteriosos e retornar com sangue rico em CO2 através de capilares venosos, vênulas e veias para o coração para que posteriormente ocorra a oxigenação nos pulmões.


Artérias
São mais centrais, possuem condução centrífuga. Sua nomenclatura (excessão da aorta), varia de acordo com a direção do percurso: no orgão no qual se distribui (ex: artéria renal), peça esquelética próxima (artéria radial), ou região que percorre (braquicefálica).
São órgãos tubulares, cilíndricos, com coloração branco-rosásceo (animal vivo), branco opaco (animal morto). Possui parede mais grossa e rígida.
No ramo colateral o vão não perde a individualidade, no ramo recorrente: emergem em ângulo obtuso ao sentido do sangue, no ramo terminal o vaso perde sua individualidade.

Veias - São vasos cilíndricos e mais periféricos, possuem pressão sanguínea bem menor que a pressão sanguínea nas artérias, possuem fluxo unidirecional, possuem forma de rosário ou colar de pérolas, túbulos com dilatações (válvulas bicúspides). Sua nomenclatura varia de acordo com a artéria que acompanha (ex: Artéria renal e veia renal), porém com algumas exceções ( ex: Artéria coronária e veia cardíaca; artéria carótida e veia jugular).
Geralmente para cada artéria há duas veias.
Curiosidade: Após a morte do animal as artérias se encontram vazias, já as veias encontram-se túrgidas.

Capilares - Os capilares são vasos de troca, são estreitos tubos endoteliais. Agem na comunicação das artérias com as veias e possui função de regulação da temperatura e desvio do sangue para longe dos tecidos.
Anastomoses - Auxilia na regulação da temperatura (ex: dedos, orelhas). Na língua do cão, por exemplo, há anastomoses arteriovenosas, o que facilita a regulação da temperatura já que os cães não possuem glândulas sudoríparas na pele.
Circulação sistemica (grande circulação) - Nesta circulação o sangue é bombeado pelo ventrículo esquerdo e sai do coração com pressão elevada através da artéria aorta (sangue com elevado teor de O2), atingindo órgãos e tecidos através de suas ramificações. Após a passagem pelos órgãos e tecidos, o sangue (rico em CO2) retorna para o coração através das veias cavas (cranial e caudal) e chegam no átrio direito.
Circulação pulmonar (pequena circulação) - Após o sangue retornar para o coração no átrio direito através das veias cavas, ele irá para o ventrículo direito através de uma válvula atrioventricular direita (tricúspide), e posteiormente pela válvula pulmonar (sangue venoso) e irá para os pulmões onde ocorrerá a oxigenação, depois este sangue irá retornar para o coração através das veias pulmonares para o átrio esquerdo (sangue arterial) para posteriormente ir para o ventriculo direito e iniciar a circulação sistemica.

Circulação fetal - Na circulação fetal as trocas gasosas ocorrem na placenta através do cordão umbilical.
1. artéria umbilical (sangue venoso): chegada de grande quantidade de sangue fetal.
2. saída de sangue venoso para o feto: veia umbilical (sangue arterial).
O ducto venoso possui função de comunicação entre artéria aorta e artéria pulmonar, não funcional após o nascimento. Denominado de ligamento arterioso após o nascimento.
O forame oval possui função de comunicação entre átrio direito e átrio esquerdo. Também não funcional após o nascimento, ocorrendo o fechamento poucos dias depois de nascido. Denominado posteriormente de fossa oval.




1.Vasos que transportam sangue venoso para o coração:
1.1.Veia cava cranial: cabeça, pescoço, tórax, apêndices torácicos.
1.2. Veia cava caudal: abdomen, pelve, apêndices pélvicos.
1.3. Veias cardíacas: miocárdio.
2. Vasos que transportam sangue arterial para o coração:
2.1. Veias pulmonares.
2.2. Artérias coronárias.
3. Sangue arterial para o corpo:
3.1. Artéria aorta
3.2. Artérias coronárias
4. Sangue venoso para os pulmões:
4.1. Artéria pulmonar

No sulco interventricular Paraconal situado no lado esquerdo do coração, localizam-se a artéria coronária esquerda e veia cardíaca magna. (Exceção nos ruminantes que se localiza a artéria coronária direita e a veia cardíaca média).
No sulco interventricular Subsinuoso situado no lado direito do coração, localiza-se a artéria coronária direita e a veia cardíaca média.